segunda-feira, 7 de março de 2011

Quaresma

Quaresma é uma palavra que significa quarenta. Vem da palavra latina "quadragésima" que significa quarenta, É liturgicamente o tempo de quarenta dias de preparação para a Páscoa. É um tempo forte de conversão. Ocasião para assumir uma vida nova que nasce da Páscoa de Cristo. A partir dos textos bíblicos a liturgia dominical, com todos os seus textos, orações, salmos, prefácios vai explicando e fundamentando a vida cristã num itinerário catecumenal que conduz o cristão a assumir uma vida nova ou renovada. Uma vida de encontro vital com o Senhor, como o tiveram o cego de nascença (João 9) e a mulher samaritana (João 4).
Na Quarta feira de Cinzas e no Domingo seguinte tem início o jejum quaresmal. A celebração, a bênção e a imposição das cinzas lembram as palavras de Jesus no evangelho de Marcos: "O Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem no Evangelho" (1,15).
Receber a cinza nesta quarta feira significa reconhecer a própria limitação humana, a própria fragilidade, a dependência de Deus e ao mesmo tempo confirmar nossa fé na Páscoa do Senhor, na reconciliação com Deus e com os irmãos, na esperança de estar um dia na comunhão com o Ressuscitado.
Nesse tempo de nQuaresma fazemos comnhão com todas as Comunidades do Brasil. Com elas rezamos e assumimos as propostas da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema "Fraternidade e Vida no Planeta" e como lema: "A criação geme em dores de parto" (Romanos 8,22).
Não podemos passar a Qauresma sem ter mudado em nada, melhorado em nada. Quem de nós não precisa mudar? Nós somos seres em evolução constante, também espiritual. Vivemos em constante crescimento. Nada fazer, é tornar-se anêmico, fraco, inseguro, fácil presa de qualquer solicitação para o mal ou para o esquecimentos de nossos deveres e do Evangelho.
Meus amigos, tenham todos uma Quaresma alegre, porque a oração, o jejum, a esmola, a conversão fazem bem ao coração e só trazem alegria prá gente

Um comentário:

  1. Agradeço a todos vocês que andam comigo nessa pequena estrada do blog. Não sou uma luz. A Luz é Cristo. Mas se eu puder ser um paviozinho que dá esperança sempre mais feliz. Minha mensagem ao Toninho-Sueli, JU, Beatriz, Norma, Anderson e meus muitos amigos.

    ResponderExcluir