quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pedra retirada,túmulo vazio panos no chão, sudário à parte

Amigos. Estamos na Semana Santa, entrando no chamado Tríduo pascal ; 5.ª e 6.ª feiras santas e o sábado santo, com a solene liturgia da luz e do Senhor ressuscitado. O evangelho de João, narrando a ressurreição, trabalha com alguns elementos simbólicos extraordinários, não perceptíveis talvez a uma primeira vista. Ele diz que a pedra que fechava o túmulo tinha sido retirada, os panos de linho que envolviam o corpo do Senhor estavam jogados no chão e o sudário que cobria Jesus estava enrola num lugar à parte. Ele descreve a ressurreição. Todos esse elementos lembrados são sinais de negatividade: a pedra não mais fecha o túmulo guardando a morte; o sepulcro está vazio, não guarda ninguém; panos e sudários jogados. Ou seja: a morte não dominou Jesus. Todos esses sinais da morte ficaram para trás porque o Senhor Ressuscitou, está vivo, ele é o Vivo. E onde está a Vida não pode estar a morte. A vida reinou, Cristo ressuscitou realmente : Maria de Mágdala, Pedro e João são testemunhas. Eles viram e acreditaram. O Servo rejeitado, agora é o Senhor exaltado, o verdadeiro Messias, o Filho de Deus.
Nós ressuscitamos com Cristo nessa Páscoa. Se ressuscitamos com Cristo, busquemos as coisas do alto (Colossenses 3,1).
FELIZ PÁSCOA.

Um comentário:

  1. Frei Mauro, a benção. Espero que esteja melhor. Parabéns por suas belas palavras que como sempre são essenciais para nossa caminhada. que o espírito santo continue te iluminando sua vida. beijos de todos e saudades. adriana. sao judas.

    ResponderExcluir