domingo, 1 de abril de 2012

DAR A VIDA PELOS AMIGOS

Estamos vivendo novo momento na Liturgia da Igreja: a Semana Santa. Tempo forte. A Palavra de Deus nesse dia é provocante. Mostra o Cristo dando provas daquilo que ele pregara: entregar a própria vida pelos amigos. De fato ele pregou: "Não há prova maior de amor do que a de dar a vida pelos amigos". Quem de nós faria isso? Ele não só entregou sua vida mas teve que passa antes pelos cruéis preparativos de sua morte... Foi perseguido, odiado, insultado, traído pelo amigo, abandonado pelos discípulos, preso, humilhado, cuspido, despojado, coroado com espinhos, batido, amarrado, ferido e finalmente condenado injustamente pela covardia de um político, Pilatos. Ainda teve que carregar o instrumento de seu suplício, no meio de bandidos. Foi crucificado no meio de dois ladrões e desafiado: "desce da cruz, se você é o Filho de Deus... Queremos ver!!!". O profeta Isaias já falara dos sofrimentos do futuro Messias (veja Isaías 50,6-7 e de 52,13 até 53,8). O exemplo de Cristo diz alguma coisa para mim. Para o meu comodismo, bem-estar, satisfação e procura do que é prazeiroso, útil e fútil, mesmo passando sobre pessoas e princípios, omitindo-me de ajudar, de ser solidário, de sofrer um pouco como os sofredores do mundo - que vivem numa eterna sexta-feira santa! Nesse ritmo, quando é que vou estar disposto a "dar a vida"? Resta-me rezar com o salmista: Misericórdia, Senhor, misericórdia. Eu pecador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário