quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Imaculada Conceição de Maria


  • Amanhã, dia 8 de dezembro é feriado em algumas cidades desse Brasil. O motivo é religioso-católico: comemoração da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. O que é isso? A doutrina sobre a imaculada conceição de Maria foi confirmada e proclamada como verdade dogmática pela Igreja através do Papa Pio IX em 1854. E significa que Maria foi preservada imune de toda mancha de pecado original. Foi concebida sem pecado, por isso é pura, toda pura, imaculada. Essa doutrina não é uma invenção do Papa mas está fundamentada na sadia e continuada Tradição da Igreja. Quando um Papa declara um dogma ele está falando por toda a Igreja. O Papa tem o "senso do Magistério", mas o povo tem o "senso do fiéis", de modo que a proclamação de um dogma reflete todo o pensamento da Igreja. Toda a Igreja, em todos os tempos e sempre compreendeu que a Mãe do Filho de Deus não podia ser marcada pelo pecado. O consenso dos fiéis é que deu apoio  ao Papa para a definição dogmática. E quando há consenso do Magistério e dos fiéis, não pode haver erro.
  • Santo Agostinho dizia: "Quando se trata de pecado em Maria, pela honra devida ao Senhor, eu não quero nem discutir".  E S. Dionísio dizia que aquela que veio para esmagar a cabeça da serpente não poderia jamais ser esmagada por ela com a mancha do pecado! 
  • A base bíblica é clara: ela é chamada a "cheia de graça"  (em grego é kecharitomeno que significa   plenamente, totalmente agraciada, repleta de graça (Lucas 1,28). E Maria diz: ainda: "Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso"  A maravilha foi  preservá-la e fazer dela a Mãe de seu  Filho Jesus.  Ela foi redimida  de um modo sublime: uma redenção preventiva, pré-redenção. Por que? Porque, diz o santo franciscano Duns Scoto : Deus podia, era conveniente, por sso ele fez" (Potuit, decuit, ergo fecit".) SALVE MÃE IMACULADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário