segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Poeira, poluição e chuva

Estamos num tempo metereológico de inverno quente. Isso parece paradoxo, contradição. Mas todo mundo sabe que é verdade.Todo lugar tem, agora, o clima paulistano com todas as estações num só dia.
Nó período que vivemos, embora seja de inverno, o clima é de calor, poeira, poluição. Agravam-se as condições de saúde, principalmente das vias respiratórias superiores. Secura, ardidura, resfriado, tosse, olhos avermelhados. E os entendidos em saúde discutem se vale ou não colocar toalha molhada ou baldes com água nos quartos para aumentar a umidade do ar. Colocam-se nas ruas aparelhinhos vaporizadores para amenizar a situação. Mas poeira e poluição continuam poluindo e escurecendo os nossos céus.
Esse quadro não foi feito por Deus. Foi o homem, o ser humano quem o pintou. Está difícil para as autoridades conter os desmatamentos, os incêndios, a poluição provocada por Empresas, veículos, lixões; faltam consciência ambiental e cidadania. Com isso, todos nós perdemos, sofremos e muito! Mas somos nós mesmo que devemos reverter a situação: você, eu, nossa família, nossa Comunidade, nossa igreja - porque Deus deixou a coisa bem feita e mandou a gente cuidar.
Estamos precisados de água. Água dos céus, chuva benéfica, criadeira, restauradora das pastagens e roças, chuva das enxurradas para a meninada brincar. Derrama, Senhor as chuvas dos céus e que o orvalho e o sereno oxigenem os nossos ares!

"Javé, Senhor nosso, como é poderoso o teu nome em toda a terra! Quando contemplo o céu, obra de teus dedos, a lua e as estrelas que fixaste... O que é o homem para dele te lembrares? Sob os pés dele tudo colocaste: ovelhas e bois, as feras do campo, as aves do céu, os peixes do mar.. Gelo e frio, bendigam o Senhor! Orvalhos e aguaceiros, bendigam o Senhor. Chuva e orvalho, bendigam o Senhor. Relâmpagos e nuvens., bendigam o Senhor! (Salmo 8 e Daniel 3, 64-73).
Tenham todos um bom dia! Deus os abençoe e proteja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário